Dicas de como preservar a saúde da vozA voz. Ferramenta profissional de uso indispensável à atividade do call center, um dos segmentos que mais emprega no mercado de trabalho.

A voz. Ferramenta profissional de uso indispensável à atividade do call center, um dos segmentos que mais emprega no mercado de trabalho.

Em primeira instância é necessário ao profissional de call center saber utilizar a voz sem comprometer o aparelho fonador.

Evite fumar e consumir excessivamente bebidas alcoólicas;

• Tossir e pigarrear para melhorar a voz é um grande erro, por isso, beba bastante água e coma maçã – a fruta tem ação adstringente;

• Procure ter uma alimentação equilibrada e saudável, evitando alimentos condimentados, apimentados e a base de cafeína, que podem resultar em irritações;

• Não force a voz e mantenha um tom de voz calmo e relaxado ao falar com o cliente.

Como evitar a rouquidão?

• Evite ingerir alimentos quentes e gelados seguidamente;

• Procure não sussurrar quando estiver rouco ou com dor de garganta, em vez de “poupar” a voz, há um esforço maior em mudar a entonação vocal;

• Cuidado com as famosas receitas caseiras, pastilhas e balas para a garganta que no primeiro momento oferecem a sensação de alívio, mas mascaram o problema. A prática cotidiana de exercícios de relaxamento corporal e aquecimento vocal antes da jornada de trabalho, bem como o desaquecimento vocal pós-jornada são fundamentais na prevenção da rouquidão e/ou alterações vocais;

• Caso a rouquidão permaneça por mais de 15 dias sem a ocorrência de resfriado ou gripe, procure um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, profissionais capazes de tratar a irritação das mucosas da laringe, edemas, nódulos nas pregas vocais ou até mesmo câncer de laringe.

Exercícios eficientes para trabalhar a voz

• Exercícios de relaxamento de cervical e ombros são eficientes na redução de tensões musculares;

• O controle da respiração é fundamental para uma boa coordenação pneumofonoarticulatória. Não existe voz sem ar!;

• Técnica de sons fricativos surdos (“sssss) e sonoros (“zzzzz) são muito bons para adequar a respiração;

• Os exercícios de vibração (emissão sonora com vibração continuada de língua (“trrrrr) ou de lábios (“brrrrrr) são muito bons para aquecer, mobilizar a mucosa e facilitar a emissão diminuindo o esforço vocal;

• Técnica de sons nasais também conhecidos como técnicas de ressonância são importantes para deslocar o foco de ressonância inferior para superior, reduzindo a tensão da laringe e faringe e melhorando a projeção da voz. São excelentes para relaxar todo aparelho fonador.

Seja amigo da sua voz!
FONTE: https://www.blogdocallcenter.com.br

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