Ginástica laboral: como exercícios físicos ajudam na motivação?Quer saber como a prática ajuda na motivação do seu time? Continue a leitura e confira seus benefícios!

Você sabia que horas ininterruptas de trabalho afetam o desempenho dos colaboradores? Pois é, esses excessos são responsáveis por problemas físicos e psicológicos de membros da equipe. O resultado é um aumento do número de afastamentos e redução da produtividade.

Contudo, existem práticas simples que podem melhorar o ambiente de trabalho e o desempenho dos funcionários. É o caso da ginástica laboral: uma série de exercícios praticados no local de trabalho com o objetivo de melhorar as condições físicas e emocionais de todos colaboradores.

O que é a ginástica laboral

A ginástica laboral é um conjunto de exercícios de relaxamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular realizados na empresa, durante o expediente de trabalho. Inclui-se nas séries exercícios de coordenação, concentração, flexibilidade, alongamentos, meditação e até mesmo automassagens.

Essa prática tem como objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais. Ela ainda incentiva os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis, como a prática regular de atividades físicas a fim de melhorar a qualidade de vida e manter a saúde sempre em dia.

Como ocorre a prática no ambiente de trabalho

Os exercícios podem ser realizados no próprio posto de trabalho ou em um ambiente específico dentro da empresa. Cada sessão tem uma duração média de 15 a 30 minutos e pode ser oferecida diariamente ou a cada duas/três vezes por semana.

Viu só? Não é nada complexo adotar práticas dessa ginástica na organização, e os benefícios são os mais diversos:

  • valorização do profissional;
  • melhoria da qualidade de vida;
  • mudança da cultura da empresa ao demonstrar cuidado e atenção com saúde e bem-estar da equipe.

Confira, a seguir, alguns benefícios da ginástica laboral e entenda por que ela é fundamental para os bons resultados do seu call center!

5 benefícios da ginástica laboral

1. Previne as doenças laborais

Posturas inadequadas e excesso de movimentos repetitivos podem desencadear doenças como LER (lesões de esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho), que afetam não só a produtividade da equipe como também a qualidade de vida dos funcionários.

Os exercícios de alongamento, reeducação postural e fortalecimento muscular ajudam a reduzir a ocorrência dos sintomas.

2. Melhora o ambiente de trabalho e reduz o estresse

O momento de descontração e relaxamento proporcionado pela ginástica laboral deixa o clima organizacional e o ambiente de trabalho mais leve, e a equipe mais integrada.

A prática de exercícios no ambiente de trabalho ainda reduz consideravelmente o nível de estresse e melhora a qualidade de vida, pois libera endorfina — substância responsável pela sensação de bem-estar.

Com isso, o colaborador se sente valorizado e mais satisfeito em fazer parte do time.

3. Ajuda na concentração, foco e disposição

A concentração assim como o foco e a disposição estão inversamente relacionados à fadiga visual e mental. Quanto mais cansado, menos concentrado, focado e disposto o colaborador estará.

As pausas propiciadas pela ginástica laboral reduzem o cansaço e melhoram a disposição. Já as substâncias liberadas — como a endorfina, mais uma vez — geram uma sensação de analgesia relaxante que ajuda na concentração e no foco.

4. Aumenta a produtividade e o desempenho

O relaxamento aliado ao alívio das tensões e do estresse proporcionados pelo exercício afetam positivamente a motivação da equipe, que melhora a produtividade e o desempenho nas atividades do dia a dia. Afinal, equipe integrada e motivada é equipe produtiva e empenhada.

5. Diminui o número de afastamentos

Por fim, com a prática desses exerícios é possível reduzir o número de acidentes de trabalho e afastamentos médicos devidos a problemas de saúde física e mental. Com isso, a empresa consegue reduzir os custos financeiros decorrentes de tais afastamentos. O custo-benefício vale a pena!

É possível concluir que a ginástica laboral, além de melhorar a imagem da instituição diante de funcionários e da sociedade, é também uma excelente maneira de integrar o time, potencializar resultados e reduzir custos. Aposte nessa ideia!

Para obter maiores informações, contate a equipe de Profissionais UNIXTRON.